Estrada de Ferro Vitória a Minas completa 120 anos conectando mineração e turismo
A história da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) se confunde com a da mineração do ferro em Itabira. Foi a partir do início do ciclo da exploração do mineral que surgiu a demanda por uma nova ferrovia que ligasse a cidade ao porto de Tubarão, no litoral capixaba.
Nesta segunda-feira 13 de maio, completa 120 anos a ferrovia conhecida pelo trem que, desde 1991, leva quase 1 milhão de passageiros por ano da capital mineira, Belo Horizonte, à Vitória-ES, e vice-versa, passando por paisagens encantadoras no território de 42 municípios e 30 pontos de embarque e desembarque no trecho de mais de 600 km. Seus 905 km totais de extensão, além de serem utilizados para escoar o minério, transportam aço, carvão, calcário, granito, ferro-gusa, produtos agrícolas, madeira, celulose, combustíveis e contêiners com cargas variadas.
A Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) sofreu, ao longo de mais de um século de uso ininterrupto, diversas modificações em sua forma espacial e suas funções. A partir da construção da via férrea, estruturaram-se povoados que deram origem a novos municípios, tais como Coronel Fabriciano e posteriormente ao Vale do Aço, cujo crescimento industrial só foi possível pela existência da EFVM, que também passou a servir como forma de escoamento da produção das indústrias locais. Em 1991, a ferrovia alcançou a capital mineira, após a construção de um novo ramal de ligação. Ao longo dos anos, configurou-se como a única no Brasil a fornecer trens de passageiros com saídas diárias a longas distâncias.
Mapa Trem de Passageiros_EFVM
Curiosidades do Trajeto
Todos os dias, às 7h, um trem parte de Cariacica, na região metropolitana de Vitória, Espírito Santo, com destino a Belo Horizonte, Minas Gerais, chegando por volta de 20h30.
Ao mesmo tempo, um trem parte da capital mineira às 7h e encerra a viagem às 20h30, em Cariacica. Há também um trem adicional que faz o percurso entre Itabira e Nova Era, ambas em Minas Gerais. No trem, há um carro que funciona como lanchonete, outro para restaurante, carro exclusivo para cadeirantes, ar-condicionado e serviço de bordo.
A EFVM é uma das poucas ferrovias brasileiras a manter o transporte contínuo de passageiros, com cerca de 3 mil usuários diariamente, o que lhe confere certa importância turística. Juntamente com a Estrada de Ferro Carajás (Pará–Maranhão) e a Noroeste do Brasil, é uma das últimas ferrovias a realizarem este serviço em longa distância, mantendo um total de 30 pontos de embarque e desembarque em 42 municípios atendidos ao longo dos 664 quilômetros percorridos pelo trem de passageiros, transportando uma média de cerca de 1 milhão de passageiros ao ano, segundo informações de 2014.
O trem cruza uma região com significativa quantidade de montanhas e rios e que tem como vegetação típica alternância entre Mata Atlântica e Cerrado, estando grande parte de sua extensão às margens do rio Doce, até chegar às praias capixabas.
Canais de atendimento – dúvidas, sugestões ou reclamações
Para dúvidas, sugestões ou reclamações sobre o trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas, você conta com um número exclusivo: 0800 285 7000.
O Alô Vale é um canal direto com a comunidade que funciona 24 horas e 7 dias na semana. Nesse mesmo telefone é possível saber o horário de chegada e partida dos trens. A ligação é gratuita.
O Trem de Passageiros possui ainda um canal de comunicação para deficientes auditivos: 0800 021 9934.