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Investimento do PAC destina R$ 100 Milhões para Rodovias de MG: grande parte destinada a obras BR-381, no Trecho entre BH e Ipatinga

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Na última quarta-feira (21) Os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e dos Transportes, Renan Filho, realizaram uma reunião para discutir melhorias nas rodovias BR-381 e BR-116 em Minas Gerais. Foi anunciado um investimento de R$ 110 milhões para a manutenção dessas estradas, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Os recursos serão destinados à recuperação do pavimento, sinalização e aprimoramento dos itens de segurança das rodovias. As ordens de serviço estão previstas para serem assinadas em março, durante uma visita técnica de Renan Filho ao estado.

O montante de R$ 80 milhões será direcionado para o trecho da BR-381 entre Belo Horizonte e Ipatinga, conhecido como “rodovia da morte”, enquanto R$ 30 milhões serão aplicados na BR-116 entre Governador Valadares e a divisa com a Bahia.

O governo também assumirá as obras de duplicação de 31,4 km da BR-381 entre BH e Caeté, após leilões sem interessados. Renan Filho solicitou colaboração do governo de Minas e da prefeitura de BH para prestar assistência às famílias afetadas pela desapropriação necessária para as obras.

Foto Alexandre GuzansheEM

Estrada Econômica

A BR-381, também conhecida como Rodovia Fernão Dias, é uma das mais importantes rodovias do Brasil, conectando a cidade de São Paulo, SP, a Belo Horizonte, em Minas Gerais. Ela é uma via vital para o transporte de cargas e passageiros entre essas duas grandes regiões metropolitanas.

A parte da BR-381 entre Belo Horizonte e Ipatinga é particularmente crucial, pois conecta a capital mineira a uma região industrial de grande relevância econômica. Além da Vale, uma das maiores empresas de mineração do mundo, com operações significativas na região, a rodovia também atravessa áreas onde estão localizadas outras empresas e siderúrgicas importantes para a economia regional e nacional.

Entre essas empresas, destacam-se a Usiminas, uma das maiores siderúrgicas do Brasil, a Cenibra, uma das maiores produtoras de celulose do país, que possui unidades industriais na região; a Aperam, empresa do setor siderúrgico especializada em aços inoxidáveis e ligas especiais; a ArcelorMittal, multinacional do setor siderúrgico; e a Gerdau, uma das maiores produtoras de aço do Brasil, com usinas localizadas ao longo do trajeto da BR-381.

Essas empresas desempenham um papel fundamental na economia local e nacional, gerando empregos, movimentando a cadeia de fornecedores e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região. A infraestrutura viária, como a BR-381, desempenha um papel essencial ao facilitar o transporte de insumos e produtos acabados, bem como o deslocamento de trabalhadores e mercadorias, contribuindo para a competitividade e o crescimento dessas empresas e da região como um todo.

Constantes Manutenções

Historicamente, a BR-381 enfrentou uma série de problemas, incluindo condições precárias da pista, falta de manutenção, sinalização deficiente e curvas perigosas. Esses problemas resultaram em um alto número de acidentes ao longo dos anos, o que levou a um clamor por melhorias na rodovia.

Ao longo dos anos, houve diversos projetos de obras e melhorias na BR-381 entre BH e Ipatinga, com o objetivo de aumentar a segurança e a capacidade da rodovia. Isso incluiu a duplicação de trechos, construção de novos viadutos, melhorias na sinalização e implementação de medidas para reduzir o número de acidentes.

No entanto, apesar dos esforços, a rodovia ainda enfrenta desafios, como congestionamentos frequentes, especialmente em feriados e períodos de grande movimento, e a necessidade contínua de manutenção para garantir a segurança dos usuários.

O investimento anunciado pelo Governo Federal de R$ 100 milhões para manutenção da BR-381 entre BH e Ipatinga é uma medida importante para lidar com esses desafios e garantir que a rodovia continue desempenhando seu papel vital no transporte de pessoas e mercadorias na região.