Eclipse solar total de 8 de abril será visível no Brasil? Entenda:
O eclipse solar de 8 de abril de 2024 será um eclipse solar total, que será visível em toda América do Norte é apelidado como o Grande Eclipse da América do Norte por alguns meios de comunicação. Será o único eclipse solar total no século XXI em que a totalidade é visível no conjunto de três nações: México, Estados Unidos e Canadá.
O fenômeno será o primeiro eclipse solar total visível no Canadá desde 26 de fevereiro de 1979, o primeiro no México desde 11 de julho de 1991, e o primeiro nos Estados Unidos desde 21 de agosto de 2017.
O eclipse total durará 4 minutos e 28 segundos em uma área a noroeste de Torreón, no México. Quando entrar no território dos Estados Unidos, pelo Texas, sua totalidade será de 4 minutos e 26 segundos no centro da trajetória. No Canadá, o tempo máximo em que o Sol ficará totalmente encoberto pela Lua será de 3 minutos e 21 segundos.
O fenômeno, iniciará na costa do Oceano Pacífico, no México, a partir das 15h07, no horário de Brasília, e terminará na costa Leste do Canadá, já por volta de 16h46.
De acordo com a agência, após passar pelo México, o eclipse poderá ser visto no Texas, nos Estados Unidos, seguido por Oklahoma, Arkansas, Missouri e em direção ao Canadá.
Eclipse solar total de abril será visto no Brasil?
O eclipse não será visível no Brasil mas poderá ser acompanhado através das redes sociais e canais oficiais da Nasa, a agência espacial norte-americana.
Conforme informações da Nasa, se o tempo permitir, serão fornecidas imagens ao vivo do eclipse de várias localidades, incluindo a exibição do Sol parcialmente eclipsado. Acompanhe pelo link https://www.youtube.com/watch?v=eqzUSLUAGE0
O que é Eclipse Solar?
O eclipse acontece quando as posições entre a Terra, Sol e Lua ficam alinhadas em alguns momentos específicos, explica Leandro Donizete Moraes, doutor em física e criador do canal Astronomia Observacional ao Valor. O eclipse solar ocorre quando a Lua passa na frente do Sol, quando o Sol é observado da Terra. Nesse momento, o Sol é encoberto aparentemente pela Lua.
Quando observado da superfície terrestre, na medida em que a Lua começa a se alinhar com a Terra e o Sol, ela começa a encobrir o Sol. Quando encobre parcialmente, temos o eclipse parcial do Sol.
Em momentos muito raros, a Lua está com um tamanho aparente igual ao do Sol e consegue encobrir totalmente o Sol, criando um eclipse total.
Em algumas situações, o tamanho aparente da Lua é menor do que o tamanho aparente do Sol, e ela não consegue encobrir o Sol, formando um anel, que é o eclipse anular.
Como o movimento de translação da Lua é previsto e estável, astrônomos conseguem facilmente prever a data e o horário de um eclipse solar.
Posso olhar diretamente para um eclipse solar?
A radiação solar é muito perigosa, mesmo que o eclipse seja parcial. Dessa forma, tentar observar o eclipse solar a olho nu pode causar danos irreversíveis para a visão como queimaduras na retina. Além disso, os danos só serão percebidos cerca de 15 dias após a exposição.
Para observá-los, deve-se usar uma proteção adequada como óculos de proteção solar certificados ou uma projeção segura, como a projeção do eclipse através da luz que incide no telescópio e é projetada na parede, por exemplo.
Quando será o próximo eclipse no Brasil?
No Brasil, previsto para acontecer neste ano, no dia 02 de outubro de 2024, o próximo eclipse parcial poderá ser visto em grande parte do país como Mato Grosso do Sul e Sudeste (com exceção do Norte de Minas Gerais). Moradores da Bahia, Mato Grosso e Goiás também poderão ver o fenômeno.
Já o próximo eclipse total ocorrerá no dia 12 de agosto de 2045.