No momento você está vendo Cidades Mineiras Com Mais Moradores Solo: São Thomé das Letras Lidera Ranking Estadual
Sao-Tome-das-Letras-Minas-Gerais-

Cidades Mineiras Com Mais Moradores Solo: São Thomé das Letras Lidera Ranking Estadual

  • Post author:

São Thomé das Letras, no Sul de Minas Gerais, se destaca como a cidade com a maior proporção de moradores que vivem sozinhos no estado. Famosa pelo turismo místico e pela paisagem envolvente da Serra da Mantiqueira, a cidade abriga 820 moradores em domicílios sem outros residentes, correspondendo a 29,2% das residências locais. Os dados, revelados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base no Censo de 2022, apontam um aumento significativo de pessoas vivendo sozinhas no estado, que passou de 13,1% para 20,0% em 12 anos.

Em Minas Gerais, das 7,5 milhões de residências, cerca de 20% são habitadas por apenas uma pessoa, o que equivale a mais de 1,5 milhão de mineiros em moradias solo. Esse modelo de moradia é o segundo mais comum, atrás das famílias nucleares – lares compostos por casais, com ou sem filhos, ou por um único responsável com filhos – que somam 64,7% das casas, ou mais de 4,8 milhões de lares.

Esse aumento nos lares de uma só pessoa acompanha uma tendência nacional. No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, essa proporção chega a 23% dos domicílios.

Ranking em Minas Gerais

Além de São Thomé das Letras, outras cidades mineiras apresentam uma alta proporção de moradores que vivem sozinhos. Em segundo lugar no ranking está Estrela do Indaiá, localizada no Centro-Oeste, onde 340 pessoas moram sozinhas, representando 28,8% dos lares. Já no município de Pedra Bonita, na Zona da Mata, apenas 8,7% das moradias são ocupadas por uma única pessoa, sendo o município com o menor índice de moradores solo no estado, onde a predominância ainda é de lares familiares (79,9%).

Confira o ranking das cidades com maior proporção de moradores que vivem sozinhos em Minas Gerais, segundo o Censo 2022 do IBGE:

  1. São Thomé das Letras: 29,24%
  2. Estrela do Indaiá: 28,89%
  3. Pequeri: 28,84%
  4. Carbonita: 27,58%
  5. Santa Rita de Jacutinga: 27,54%