No momento você está vendo ANM encerra nível de emergência da barragem Grupo, em Ouro Preto, e confirma segurança da estrutura
As obras de descaracterização da barragem Grupo devem ser concluídas ainda em 2025 Credito: Divulgação Vale

ANM encerra nível de emergência da barragem Grupo, em Ouro Preto, e confirma segurança da estrutura

  • Post author:

Descaracterização avança com remoção de rejeitos e investimento de R$ 10 bilhões; barragem seguirá em nível de alerta até conclusão da análise documental

A Agência Nacional de Mineração (ANM) retirou o nível de emergência da barragem Grupo, localizada na mina Fábrica, no município de Ouro Preto (MG), após emissão da Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva. O documento atesta a segurança da estrutura, reforçando a proteção da comunidade local e do meio ambiente.

Avanço nas obras e remoção de rejeitos

O resultado positivo é fruto do avanço das obras de escavação do maciço rochoso e da remoção dos alteamentos construídos pelo método a montante. Até o momento, mais de 1,78 milhão de metros cúbicos de rejeitos já foram retirados, correspondendo a cerca de 78% do volume total previsto para descaracterização da barragem.

“É uma conquista muito importante porque representa mais segurança para a comunidade e para o meio ambiente. Com o uso de tecnologia avançada, equipamentos remotos e um planejamento efetivo, estamos avançando na descaracterização das nossas estruturas a montante, um compromisso assumido pela Vale”, destacou Rafael Bittar, vice-presidente Executivo Técnico da empresa.

Monitoramento contínuo e manutenção do nível de alerta

Desde 2022, 18 barragens da Vale já tiveram o nível de emergência encerrado. Todas as estruturas construídas pelo método a montante permanecem em processo de descaracterização e são monitoradas permanentemente, recebendo ações contínuas para garantir a segurança.

Apesar da retirada do nível de emergência, a barragem Grupo continuará em nível de alerta, como medida preventiva, sob acompanhamento dos órgãos competentes até que a análise da documentação seja concluída, conforme determina a legislação. A Vale já iniciou as providências regulatórias para encerrar também esta etapa.

Programa de descaracterização e investimentos bilionários

A barragem Grupo integra o grupo das 13 estruturas a montante restantes que estão sendo descaracterizadas pela Vale. Desde 2019, a empresa já concluiu a descaracterização de 17 barragens, sendo 14 em Minas Gerais e 3 no Pará, o que equivale a 57% do total previsto. Para esse programa, foram investidos cerca de R$ 10 bilhões, com previsão de conclusão da descaracterização da barragem Grupo no segundo semestre de 2025.

Além disso, a Vale aderiu ao Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos (GISTM), um marco mundial para a segurança na mineração. O padrão, lançado em 2020, visa garantir dano zero a pessoas e ao meio ambiente durante o ciclo de vida das barragens. A iniciativa é fruto do trabalho conjunto do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI) e do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM).

Monitoramento 24 horas para maior segurança

Atualmente, as principais barragens da Vale são monitoradas 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio dos Centros de Monitoramento Geotécnico (CMGs), garantindo respostas rápidas e eficazes a qualquer sinal de anormalidade.

Para mais informações sobre a gestão e segurança das barragens da Vale, acesse o site oficial da empresa.