
Golpes virtuais crescem com a proximidade do Dia das Mães, alerta Febraban
À medida que se aproxima o Dia das Mães — uma das datas mais movimentadas do calendário do varejo —, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta consumidores de Minas Gerais para um aumento significativo no número de golpes virtuais. O objetivo dos criminosos é aproveitar a alta nas compras para aplicar fraudes, principalmente por meio de falsas lojas online, links maliciosos e maquininhas adulteradas.
Entre os golpes mais recorrentes está a criação de páginas falsas que imitam e-commerces de grandes redes varejistas. Esses sites geralmente são divulgados em anúncios patrocinados nas redes sociais ou aparecem nos primeiros resultados de buscas na internet. Com preços extremamente baixos e relatos fictícios de compradores satisfeitos, os golpistas induzem os consumidores a fornecer dados pessoais e bancários.
Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, reforça o alerta: “Desconfie de preços muito abaixo da média e sempre prefira sites conhecidos. Não clique em links recebidos por e-mails, SMS ou WhatsApp. Em caso de dúvida, digite o endereço da loja diretamente no navegador”.
Crimes presenciais também são comuns
Durante as compras em lojas físicas, também é preciso estar atento. Dois golpes são recorrentes: o da troca de cartão e o da maquininha com visor quebrado. No primeiro, o golpista observa a senha digitada e troca o cartão da vítima no momento da devolução. No segundo, o valor da compra é alterado em uma maquininha com visor danificado, e o cliente só percebe o prejuízo depois.
“Sempre confira o valor na tela da maquininha, insira o cartão você mesmo e veja se ele devolveu o seu cartão, de fato. Esses cuidados são essenciais para evitar transtornos”, orienta Faria.
10 dicas para evitar fraudes no Dia das Mães
A Febraban listou medidas simples para tornar as compras mais seguras:
- Prefira sites reconhecidos e cheque a reputação de lojas desconhecidas.
- Não clique em links de promoções recebidas por e-mail ou mensagens.
- Desconfie de pagamentos antecipados e prazos longos de entrega.
- Evite lojas que oferecem poucas opções de pagamento.
- Cuidado com preços muito abaixo do mercado.
- Verifique se perfis de redes sociais são autênticos.
- Use cartões virtuais para compras online.
- Sempre veja o valor antes de digitar a senha.
- Insira o cartão você mesmo e confira se ele foi devolvido corretamente.
- No Pix ou boleto, confira os dados antes de confirmar o pagamento.
Informações importantes para consumidores de toda Minas Gerais
A orientação vale especialmente para os moradores dos 35 municípios contemplados por ações de capacitação e inclusão digital, como parte de projetos do Governo de Minas. São eles: Alvinópolis, Araçuaí, Belo Horizonte, Betim, Capelinha, Congonhas, Contagem, Coromandel, Divinópolis, Dores do Indaiá, Governador Valadares, Ipatinga, Itaobim, Itinga, João Monlevade, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Minas Novas, Montes Claros, Muriaé, Nazareno, Nova Lima, Ouro Branco, Patos de Minas, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves, Salinas, Santa Luzia, São João del-Rei, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Timóteo, Turmalina, Uberaba, Uberlândia e Virgem da Lapa.
A recomendação é clara: fique atento e informe amigos e familiares. A segurança começa pela prevenção.