
Corpo de Bombeiros de Minas Gerais terá primeira comandante mulher nos seus 113 anos de história
Em um marco inédito para a história do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), a coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan será a primeira mulher a assumir o comando-geral da corporação no estado. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29/01) pelo governador Romeu Zema, durante reunião com o secretariado. A coronel Jordana substituirá o atual comandante, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho.
A nomeação reflete o compromisso da atual gestão com a valorização da presença feminina em cargos de liderança na administração pública. “Desde o início da minha gestão, as pessoas indicadas para ocupar os cargos de liderança são escolhidas por critérios técnicos e de competência. Nesse processo, tenho buscado valorizar o excelente trabalho que as mulheres fazem na administração pública de Minas Gerais. A coronel Jordana é um desses exemplos. Tenho certeza de que ela fará uma gestão primorosa à frente dos Bombeiros, mantendo a corporação em um lugar de destaque no Brasil e no mundo”, destacou o governador.
Trajetória de excelência
Ao longo de sua carreira no CBMMG, a coronel Jordana ocupou cargos estratégicos dentro da corporação. Foi subchefe da Seção de Planejamento Operacional do Estado-Maior, subcomandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) e chefe da Assessoria de Comunicação do CBMMG. Mais recentemente, esteve à frente da Diretoria de Assuntos Institucionais.
Com sólida formação acadêmica, Jordana é especialista em Administração Pública, com ênfase em Gestão de Pessoas pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, e também em Gestão Estratégica e Políticas Públicas pela Academia de Bombeiros Militar. Além disso, atua como professora e orientadora no curso de Pós-Graduação em Gestão, Proteção e Defesa Civil da corporação.
Mudanças no Estado-Maior
A reestruturação do comando-geral também inclui a nomeação do coronel Moisés Magalhães de Souza para o cargo de subcomandante da corporação e chefe do Estado-Maior, sucedendo a coronel Daniela Lopes Rocha da Costa. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Normalização de Medidas contra Incêndio, Pânico e Explosões, ele também possui expertise em Gestão Estratégica e Políticas Públicas e leciona no curso de pós-graduação da Academia de Bombeiros Militar.
A data oficial da troca de comando ainda será definida, momento em que serão prestadas homenagens ao coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho e à coronel Daniela Lopes Rocha da Costa pelo trabalho desenvolvido à frente do CBMMG.
Protagonismo feminino e modernização da corporação
A nomeação da coronel Jordana para o comando-geral do CBMMG é um reflexo das mudanças e avanços dentro das forças de segurança pública em Minas Gerais. A presença de mulheres em posições de destaque tem crescido, e sua liderança promete fortalecer ainda mais a corporação.
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, com 113 anos de história, é reconhecido como referência nacional e internacional na atuação em resgates, incêndios e defesa civil. A nova comandante assume a missão de continuar esse legado, promovendo inovações e garantindo a excelência dos serviços prestados à população mineira.