No momento você está vendo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais terá primeira comandante mulher nos seus 113 anos de história

Corpo de Bombeiros de Minas Gerais terá primeira comandante mulher nos seus 113 anos de história

  • Post author:

Em um marco inédito para a história do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), a coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan será a primeira mulher a assumir o comando-geral da corporação no estado. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29/01) pelo governador Romeu Zema, durante reunião com o secretariado. A coronel Jordana substituirá o atual comandante, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho.

A nomeação reflete o compromisso da atual gestão com a valorização da presença feminina em cargos de liderança na administração pública. “Desde o início da minha gestão, as pessoas indicadas para ocupar os cargos de liderança são escolhidas por critérios técnicos e de competência. Nesse processo, tenho buscado valorizar o excelente trabalho que as mulheres fazem na administração pública de Minas Gerais. A coronel Jordana é um desses exemplos. Tenho certeza de que ela fará uma gestão primorosa à frente dos Bombeiros, mantendo a corporação em um lugar de destaque no Brasil e no mundo”, destacou o governador.

Trajetória de excelência

Ao longo de sua carreira no CBMMG, a coronel Jordana ocupou cargos estratégicos dentro da corporação. Foi subchefe da Seção de Planejamento Operacional do Estado-Maior, subcomandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) e chefe da Assessoria de Comunicação do CBMMG. Mais recentemente, esteve à frente da Diretoria de Assuntos Institucionais.

Com sólida formação acadêmica, Jordana é especialista em Administração Pública, com ênfase em Gestão de Pessoas pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, e também em Gestão Estratégica e Políticas Públicas pela Academia de Bombeiros Militar. Além disso, atua como professora e orientadora no curso de Pós-Graduação em Gestão, Proteção e Defesa Civil da corporação.

Mudanças no Estado-Maior

A reestruturação do comando-geral também inclui a nomeação do coronel Moisés Magalhães de Souza para o cargo de subcomandante da corporação e chefe do Estado-Maior, sucedendo a coronel Daniela Lopes Rocha da Costa. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Normalização de Medidas contra Incêndio, Pânico e Explosões, ele também possui expertise em Gestão Estratégica e Políticas Públicas e leciona no curso de pós-graduação da Academia de Bombeiros Militar.

A data oficial da troca de comando ainda será definida, momento em que serão prestadas homenagens ao coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho e à coronel Daniela Lopes Rocha da Costa pelo trabalho desenvolvido à frente do CBMMG.

Protagonismo feminino e modernização da corporação

A nomeação da coronel Jordana para o comando-geral do CBMMG é um reflexo das mudanças e avanços dentro das forças de segurança pública em Minas Gerais. A presença de mulheres em posições de destaque tem crescido, e sua liderança promete fortalecer ainda mais a corporação.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, com 113 anos de história, é reconhecido como referência nacional e internacional na atuação em resgates, incêndios e defesa civil. A nova comandante assume a missão de continuar esse legado, promovendo inovações e garantindo a excelência dos serviços prestados à população mineira.