55 anos da Chegada do homem à Lua: um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade
Há 55 anos o homem pisou na Lua pela primeira vez. Foi em 20 de julho de 1969 que chegou à Lua a missão Apollo 11. A expedição, comandada pela NASA, durou oito dias e foi muito bem-sucedida. Para que a missão de pisar na Lua fosse concluída com sucesso, foi necessário investir cerca de 136 bilhões de dólares e o trabalho de 400 mil pessoas.
O evento se tornou o centro das atenções em todo o mundo e todos queriam acompanhar essa viagem pela televisão. Para que isso fosse viável, em fevereiro de 1969 a transmissão via satélite foi inaugurada no Brasil, pela Embratel, no município fluminense de Itaboraí. O lançamento foi programado para que fosse possível transmitir a missão da nave espacial Apollo 9, que tinha objetivo de testar o módulo de exploração que permitiria o envio de astronautas à Lua na nave Apollo 11.
O lançamento da transmissão via satélite no Brasil foi um marco para a televisão no país, que permitiu imagens mais realistas e transmissões vindas de fora. Diante da perfeição das imagens na transmissão do homem na Lua, telespectadores duvidaram de que o homem tivesse realmente pisado na Lua e acusaram a TV Globo de ter inventado a história.
O jornalista Hilton Gomes, que narrou a transmissão do evento histórico, foi chamado de mentiroso por populares ao tomar um café em um bar. A atendente do estabelecimento disse ao jornalista: “Você é um mentiroso! O homem não foi à Lua coisa nenhuma!”. Como outras pessoas no local também olhavam desconfiadas, Hilton Gomes desistiu do café e saiu escondido.
Armstrong: primeiro homem a pisar na Lua
O engenheiro aeroespacial Neil Armstrong foi a primeira pessoa a deixar a sua pegada na superfície da Lua, às 23h56 (horário de Brasília), no dia 20 de julho de 1969. O gesto de pisar na superfície lunar representou, na época, um grande passo para a humanidade.
Ao pisar na Lua, Neil Armstrong falou a frase que ficou conhecida mundialmente: “É um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade.” A sua chegada na Lua foi transmitida ao vivo. Depois de Armstrong, foi a vez de Edwin Aldrin Jr pisar na Lua.
Os astronautas possuíam um kit de preferências pessoais: uma pequena sacola que continha itens pessoais de importância que eles queriam levar consigo na missão. Cinco kits de 23 gramas cada foram levados pela Apollo 11, um para cada astronauta.Também voaram na missão 450 medalhões de prata comissionados pela própria NASA contendo o emblema da missão (este com o desenho original de Collins, com o ramo de oliveira no bico da águia) e as datas de lançamento, alunissagem e retorno.
O kit do módulo lunar de Armstrong continha uma peça de madeira da hélice esquerda da aeronave Wright Flyer dos Irmãos Wright e um pedaço de tecido de sua asa, junto com um broche de astronauta originalmente presenteado a Donald Slayton pelas viúvas dos astronautas da Apollo 1. A intenção original era para que o broche tivesse voado na missão e presenteado a Slayton depois, porém ele foi entregue a Slayton pelas viúvas depois do incêndio e funeral. Armstrong o levou consigo para a Apollo 11.