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O Impacto das Tecnologias Imersivas e da Informação na Aprendizagem Contemporânea

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Nos últimos anos, temos testemunhado uma revolução no campo da educação impulsionada pelo avanço das tecnologias imersivas e da informação. Estas tecnologias não só têm transformado a maneira como os alunos aprendem, mas também têm impactado significativamente a forma como os educadores ensinam. É possível encontrar cada vez mais nas salas de aula as tecnologias imersivas, como a realidade virtual e aumentada, e as tecnologias da informação, como computadores e dispositivos móveis, essas tecnologias estão sendo integradas ao ambiente educacional para promover uma aprendizagem mais engajadora e eficaz.

Para compreendermos o impacto dessas tecnologias, é essencial começar com uma definição clara do que são e como funcionam. As tecnologias imersivas transportam os alunos para ambientes digitais tridimensionais, onde podem interagir e explorar conceitos de forma mais envolvente. Por outro lado, as tecnologias da informação fornecem ferramentas e recursos digitais que facilitam o acesso à informação e a comunicação em tempo real.

Como toda novidade tecnológica carece de um período de adaptação e ajustes, é importante ponderar não  apenas as vantagens oferecidas por essas tecnologias, como a experiência direta com o conteúdo e o desenvolvimento de habilidades práticas, mas também os desafios enfrentados pelos educadores na integração dessas ferramentas em suas práticas pedagógicas. Além disso, a sociedade já questiona o papel crucial da formação docente e do engajamento dos alunos no uso efetivo dessas tecnologias.

Para entendermos melhor o potencial transformador dessas tecnologias, recorremos aos conceitos fundamentais por trás delas, como o processo de aprendizagem e as teorias cognitivas de Piaget e Ausubel.

Processo de Aprendizagem:

 O processo de aprendizagem refere-se à maneira como os indivíduos adquirem conhecimento e desenvolvem habilidades ao longo do tempo. Envolve a interação entre o ambiente, as experiências pessoais e a cognição do aprendiz. Na educação, compreender esse processo é essencial para projetar estratégias de ensino eficazes que maximizem o engajamento e a retenção de informações pelos alunos.

Teorias Cognitivas de Piaget e Ausubel:

Jean Piaget foi um renomado psicólogo suíço que desenvolveu a teoria do desenvolvimento cognitivo. Segundo Piaget, o processo de aprendizagem ocorre por meio de estágios sequenciais de desenvolvimento, nos quais os indivíduos constroem ativamente seu conhecimento por meio da interação com o ambiente.

David Ausubel, por sua vez, contribuiu com a teoria da aprendizagem significativa, que destaca a importância de relacionar o novo conhecimento com conceitos relevantes e pré-existentes na estrutura cognitiva do aprendiz. De acordo com Ausubel, a aprendizagem é mais eficaz quando os alunos conseguem integrar novas informações ao seu conhecimento prévio de forma significativa.

Esses conceitos ajudam a entender como as tecnologias imersivas e da informação podem influenciar o processo de aprendizagem dos alunos. Ao considerar esses princípios ao integrar essas tecnologias na educação, os educadores podem projetar experiências de aprendizagem mais eficazes e significativas, que atendam às necessidades e aos estilos de aprendizagem variados dos alunos.

Recursos e ferramentas disponíveis

Paralelamente, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm sido tema de debate no meio educacional. Essas discussões vão além do simples uso das ferramentas e abrangem a formação dos professores e o engajamento dos alunos. Também se questiona o impacto do uso apropriado dessas ferramentas no processo de aprendizagem da comunidade.

Para entender o termo “TICs”, é necessário compreender o conceito de tecnologia. Uma definição clássica dos anos 1980 define tecnologia como o conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos empregados na produção e comercialização de bens e serviços. Isso ressalta que tecnologia não se limita apenas a ferramentas avançadas, mas também inclui métodos e procedimentos que contribuem para o desenvolvimento da humanidade.

No contexto educacional, as TICs abrangem uma variedade de recursos, desde os tradicionais quadros e gizes até os mais avançados laptops duo e 3D VR Headsets. É importante destacar que até mesmo o corpo docente, incluindo movimentos, tom de voz e postura em sala de aula, promove comunicação e interação em um ambiente propício para a troca de informações.

Nativos digitais e novas tecnologias

A geração Z, nascida a partir de 1995, destaca-se na era digital. Para esses nativos digitais, as novas ferramentas tecnológicas representam seu ambiente natural, onde têm acesso rápido a informações e conseguem selecionar o que lhes interessa. Isso contrasta com outras gerações, que podem processar informações de maneira diferente, com maior lentidão e profundidade.

Em suma, as tecnologias imersivas e da informação desempenham um papel crucial na educação contemporânea, proporcionando novas formas de interação e aprendizagem. Compreender o impacto dessas tecnologias e adaptar os métodos de ensino às necessidades das diferentes gerações é essencial para promover uma educação eficaz e significativa.