Vale Alcança Meta de 100% de Energia Renovável no Brasil
O Parque de Energia Solar Sol do Cerrado, instalado no Estado de Minas Gerais, garantiu a antecipação do resultado ao fornecer 16% de toda a energia elétrica consumida nas operações da empresa no país.
A Vale oficializou que todas as suas operações no Brasil em 2023 foram alimentadas por energia renovável, alcançando assim a meta de 100% de consumo de energia limpa no país dois anos antes do previsto, em 2025. Essa conquista foi impulsionada pela entrada em operação do complexo solar Sol do Cerrado, situado em Minas Gerais, que contribui com 16% de toda a energia elétrica consumida pela empresa no Brasil.
Ludmila Nascimento, diretora de Energia e Descarbonização da Vale, destacou a importância desse marco na estratégia de descarbonização da empresa, que visa reduzir suas emissões de CO2 em 33% até 2030 e alcançar emissões líquidas zero até 2050. Atualmente, a Vale está em 88,5% de consumo de energia renovável em suas operações globais, com o objetivo de atingir 100% até 2030.
A jornada rumo ao consumo exclusivo de energia renovável começou nos anos 1990, com a aquisição das primeiras usinas hidrelétricas pela Vale. Atualmente, a empresa é abastecida por um portfólio de energia renovável de 2,6 GW, equivalente ao consumo de mais de 3 milhões de habitantes.
Além disso, a Vale está empenhada em reduzir suas emissões diretas de CO2, estudando alternativas como o uso de etanol para caminhões e amônia verde para locomotivas, e substituindo antracito por biocarbono nos fornos de pelotização.
O Relato Integrado de 2023 destaca outros avanços da Vale:
- Proteção de Florestas: A Vale protegeu 165 mil hectares de florestas em parceria com unidades de conservação públicas e em projetos de REDD+ (Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal). Além disso, apoiou a recuperação de mais de 5 mil hectares de áreas por meio de negócios de impacto positivo.
- Diversidade de Gênero: A empresa está comprometida em dobrar a representatividade de mulheres na força de trabalho até 2025. Em 2023, registrou um aumento de mais de sete mil mulheres em comparação com o ano-base 2019, e um aumento de 120% no número de mulheres em posição de liderança sênior.
- Combate à Pobreza: A Vale pilota a meta de longo prazo de combate à pobreza extrema, envolvendo 30 mil pessoas, principalmente no Pará e Maranhão. A meta da empresa é retirar 500 mil pessoas da extrema pobreza até 2030.
Esses avanços reafirmam o compromisso da Vale com a sustentabilidade e a responsabilidade social.