No momento você está vendo Tentativa de Fraude em Exame Antidoping: Gabigol Recebe Suspensão de Dois Anos até 2025

Tentativa de Fraude em Exame Antidoping: Gabigol Recebe Suspensão de Dois Anos até 2025

  • Post author:

Gabriel Barbosa, popularmente conhecido como Gabigol e jogador do Flamengo, foi penalizado com uma suspensão de dois anos devido à tentativa de fraude em um exame antidoping. A pena, que teve início a partir da data da coleta realizada no ano passado, se estende até 8 de abril de 2025. O jogador participou da audiência nesta segunda-feira e ainda tem a opção de recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS).

O julgamento conduzido pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) teve início na semana passada e foi concluído em uma sessão que durou pouco mais de duas horas nesta segunda-feira. Devido a uma questão técnica do regulamento antidopagem, a pena teve início em 8 de abril de 2023, mesmo com o jogador atuando durante o último ano. Assim, Gabigol está impedido de jogar até abril de 2025, com a possibilidade de apelação.

A votação no julgamento foi apertada, com o placar de 5 a 4 a favor da punição ao atacante. Com uma suspensão de dois anos, Gabigol poderá retornar aos gramados em abril de 2025, em vez de abril de 2026, como seria o caso se a punição começasse nesta segunda-feira.

A acusação se baseia no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que trata de “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”, podendo resultar em uma suspensão de até quatro anos. A defesa do jogador contou com o depoimento do bioquímico LC Cameron, que argumentou sobre métodos e técnicas de detecção de exame antidoping.

Gabigol foi representado pela equipe liderada pelo advogado Bichara Neto, conhecido por sua defesa de casos de doping nos tribunais da Fifa. O vice-presidente geral e jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee, também esteve presente na sessão em apoio ao jogador. Agora, com a intenção de reverter a decisão, o jogador planeja recorrer à Corte Arbitral do Esporte, na Suíça, com o auxílio do Flamengo.

O Clube de Regatas do Flamengo expressou surpresa com a decisão e anunciou que auxiliará o jogador na apresentação de recurso à CAS. O clube sustenta que não houve qualquer tipo de fraude ou tentativa que justifique a punição aplicada.

Contexto e Detalhes do Caso:

Gabigol foi acusado de dificultar a realização do antidoping, o que se enquadra como “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. O episódio ocorreu no dia 8 de abril de 2023, no Ninho do Urubu, onde, segundo relatos, o jogador não seguiu os procedimentos indicados, desrespeitou a equipe de coleta, e entregou o vaso de amostra aberto, contrariando orientações.

O processo de doping surpresa, conduzido pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), é usualmente realizado sem aviso prévio nos centros de treinamento. Gabigol recebeu a primeira notificação sobre a tentativa de fraude em maio, e desde então, o caso seguiu para julgamento, envolvendo a defesa do jogador e depoimentos de testemunhas.

A defesa alega que Gabigol realizou o exame de sangue, considerado mais eficaz, e contesta as acusações de fraude. O clube reitera seu apoio ao jogador e sua busca por uma revisão justa da decisão.