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Supermercados Dia pode fechar todas as unidades em Minas Gerais

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Caso aconteça, o fechamento abrangerá todas as lojas no País. No Estado, a empresa conta com 41 unidades e emprega cerca de 400 colaboradores nas lojas próprias

A rede de supermercados Dia, presente em quatro países, pode encerrar todas as unidades no Brasil, incluindo Minas Gerais. Os motivos principais estariam atrelados à operação deficitária, além de resultados abaixo do esperado nos estados em que a rede atua.

As informações sobre uma possível venda já circulam na imprensa paulista. O Grupo teria contratado uma assessoria financeira em busca de um novo investidor, com negociações operando em fase inicial. 

Em nota ao DIÁRIO DO COMÉRCIO, o Grupo Dia não nega a informação e confirma que estão avaliando oportunidades estratégicas. No entanto, não comenta sobre a possível venda.Confira a íntegra do texto: “Estamos atualmente focados nas operações diárias para continuar avançando na consolidação do crescimento. No decurso normal das atividades, avaliamos continuamente diversas oportunidades estratégicas sem ter, até esta data, novidades a comunicar neste sentido. O Grupo informará ao mercado caso se concretize alguma nova operação estratégica.”

Rede é precursora em franquias e produtos de marca própria

Idealizado na Espanha em 1979, a rede de supermercados Dia conta atualmente com mais de 30 mil empregados nos quatro países em que atua: Espanha, Portugal, Argentina e Brasil. Aqui, está presente desde 2001, em São Paulo e Minas Gerais.

No Brasil são cerca de 7 mil empregados, que trabalham nos cinco Centros de Distribuição (CD) e mais de 600 lojas próprias e franquias nos dois estados. Segundo a empresa, o Dia é a primeira franqueadora de supermercados do Brasil e foi precursora na oferta de produtos de marca própria.

Em Minas Gerais, a rede Dia possui 41 unidades, somando lojas próprias e franquias de supermercados. Em relação aos colaboradores, a empresa conta com cerca de 400 pessoas apenas nas lojas próprias. Ou seja, em caso de fechamento, o impacto pode superar essa marca.

Setor supermercadista representa 7% do PIB do Brasil

Segundo o Ranking Abras (Associação Brasileira de Supermercados), em 2022, o setor gerou uma receita de R$ 695,7 bilhões, por meio de todos os seus tipos de lojas e canais de vendas (supermercado, hipermercado, atacarejo, mercado de vizinhança e comércio eletrônico). Essa cifra representa 7,03% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

O levantamento complementa ainda que, apesar do País se encontrar em um cenário de incertezas, o autosserviço, setor composto por supermercados e hipermercados, se mostra importante e amplia sua presença em todo o território nacional, contribuindo para a geração de emprego e renda.

Os dados apontam que, em 2022, o varejo alimentar contabilizou 3,2 milhões de colaboradores diretos e indiretos, que trabalham em 94.706 lojas. “Temos números exponenciais no setor supermercadista, o que vem reforçar ainda mais a grandeza de nossa atuação e mostrar o resultado de nosso intenso trabalho para atender da melhor forma os mais de 28 milhões de consumidores que passam em nossas lojas diariamente”, pontua o presidente da Abras, João Galassi.

Fonte: Supermercados Dia pode encerrar todas as unidades em Minas (diariodocomercio.com.br)

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